
Quem sou eu
- Valquíria Henrique
- Bacharel em Sistemas de Informação, Mestranda em Ciência da Educação Professora de Informática.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Convites para o novo Orkut

sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Evite dor na cabeça e no bolso, pesquise antes de adquirir uma impressora.
Ter um computador hoje em dia é fundamental, mas o computador sem uma impressora deixa de ter algumas utilidades. Naturalmente quem paga as contas quer imprimir os comprovantes, ter cópias em papel de algumas fotos das últimas férias, imprimir o recibo da declaração do Imposto de Renda ou mesmo pesquisas e trabalhos escolares. Mas o desejo de ter uma impressora não pode ser critério de escolha, este aparelho deve atender a algumas exigências que o comprador deve fazer antes de comprá-lo. Considerar apenas o custo do equipamento também não é suficiente é preciso analisar o custo com os cartuchos, se for feita uma escolha errada os gastos com cartuchos depois de 2 ou 3 anos podem ultrapassar de R$ 400. Então antes de comprar responda 3 perguntas básicas: O que quero? Pra quê? E quanto quero gastar? Veja porque estas perguntas são importantes.
1º O que? Que equipamento você quer? Uma impressora a laser que produz resultados de grande qualidade utilizando a tecnologia do laser. Ou uma impressora multifuncional que reúnem, em um só aparelho, recursos de impressão, digitalização e cópia, e eventualmente funções adicionais de fax e telefone fixo? Existem vários tipos de impressão, cada qual com suas vantagens e desvantagens.
2º Pra quê? Que tipo de impressão você irá submeter a impressora? Para quem quer desenho gráfico ou texto use a impressora a Laser, ela trabalha por página e não por linha como as impressoras comuns, ela é bem mais rápida. Se existe a necessidade de imprimir quantidade de material (capacidade de output) a um baixo custo por cópia essa tecnologia é mais adequada.
Mas se o objetivo é impressão de trabalhos escolares, boletos bancários, comprovantes enfim impressões domésticas uma impressora a jato de tinta resolve com muita perfeitamente estas demandas. Ela imprime lançando várias gotículas de tinta em um lugar específico do papel ao mesmo tempo, criando imagens, reproduzindo textos, gráficos e fotos com boa qualidade.
3º Quanto quero gastar? É bom decidir esta questão logo no começo, só não seja muito econômico em relação ao equipamento, lembre-se de analisar o valor dos cartuchos e quantas impressões em média este cartucho faz, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Proteste com multifuncionais a impressora Brother foi a que se saiu melhor no teste com 550 impressões em escala de cinza sem necessitar trocar o cartucho. Já as HP são as menos econômicas, seu cartuchos não chegam a imprimir 200 documentos. Analise também o valor dos cartuchos, (leve em consideração que os valores referentes aos cartuchos de cor o valor é de apenas um cartucho, pois para operar com estes modelos de impressoras é necessário três cartuchos um de cada cor), veja a média de preços na tabela a baixo:
Então faça o dever de casa antes de fechar negócio. Se uma multifuncional atente as suas necessidades, muito bem, faça uma análise mais detalhada e escolha o modelo mais adequado e econômico na medida do possível.
Infor Dicas
Três dicas para uma impressão mais econômica
- Configure sua impressora para imprimir em modo de Rascunho (draft). Isso vale para impressões que só servirão para leitura pessoal, como aquele artigo de revista que você imprime para ler com calma no sofá.
- Use um software que ajuda a controlar o quanto a impressora gasta de tinta. Trata-se do InkSaver, da Anasoft. O programa permite um ajuste fino do uso da tinta, regulando o percentual de economia. Segundo testes da revista "InfoExame", foi possível obter impressões aceitáveis poupando-se até 40% da tinta.
- Para imprimir páginas da Internet procure um link para uma versão própria para imprimir (printer-friendly, em inglês). Essas páginas especiais não trazem propaganda nem imagens, e são configuradas para caber no formato A4, o mais comum.
Curiosidade: Em 2006 um estudo revelou que a tinta é o líquido mais caro do mundo. Nem a gasolina, nem a Vodka e nem mesmo o sangue humano é tão caro quanto a tinta de impressão. Para ver os dados da pesquisa entre aqui: http://i.gizmodo.com/212444/
sexta-feira, 9 de outubro de 2009
Finalmente a espera terminou! Saiu o cd She Wolf da Shakira

O fato é que ontem foi a nossa belíssima Shakira apresentou na Espanha seu novo Cd She Wolf, o lançamento aqui no Brasil e arredores está previsto para o próximo dia 12, mas graças há alguns fãs extremamente atualizados com a tecnologia da informação ontem a noite (dia do lançamento do cd) já estava disponível o link para download do cd completo, e como eu gosto muito de compartilhar e socializar informaões e sou uma das fãs da Loba segue o link para download do cd, afinal, não podemos perdê-la de vista, então curtam bastante, mas, vale salientar que depois constatarem a maravilha que ficou o Cd adquiram o original.
http://baixardegraca.com/cd-shakira-she-wolf-2009.html
Té mais.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Twitter uma central de informações rápida
A diversidade de usuários do Twitter é grande e cada um tem encontrado a sua maneira de utilizar, os engenheiros da Naza também já encontraram utilidade eles usam como ferramenta de divulgação de suas descobertas e trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Emissoras de TV, agências de notícias e empresas de varejo descobriram no twitter uma forma simples de interação com telespectadores e consumidores. Até a apresentadora americana Opha Winfrey entrou na rede, e como num passe de mágica a audiência do site cresceu 43% nos EUA. Em apenas seis dias, Oprah ganhou quase meio milhão de seguidores que passaram a ter acesso aos textos postados lá por ela ou por sua equipe. É possível também usá-lo para divulgação de blogs e sites, a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aderiu a essa nova idéia, a Alerj encontrou no Twitter um caminho para aproximar o cidadão dos parlamentares e acompanhar em tempo real as ações da plenária. Não demora muito e os enamorados estarão usando o Twitter para fazer declarações de amor em tempo real.
Se sua intenção é Disseminar uma informação, então o Twitter é o boca a boca (boa a boca não, boca a bocão) que você estava procurando.
Para me seguir no Twitter acesse: http://twitter.com/srtahenrique
Valquíria Henrique
Bacharel em Sistemas de Informação
Especialista em Informática na Educação
valquiriahenrique.vpinfor@gmail.com
Usando o Twitter
terça-feira, 11 de agosto de 2009
O futuro da telefonia móvel - 4G
Recentemente chegou aqui ao Brasil a tão esperada tecnologia 3G que é basicamente uma tecnologia que caracteriza-se por alto desempenho, maior capacidade e velocidade, utilização mais racional e eficiente, usada pela terceira geração de telefonia móvel. A primeira foi a dos celulares analógicos e a segunda dos digitais. A principal promessa das redes de terceira geração é maior velocidade de acesso a dados. Essa tecnologia mal foi implantada já se ouve falar da próxima geração de celulares, esse é o assunto discutido na Suécia, Alemanha e Itália. Há cerca de 4 meses a Ericsson começou a montar a chamada rede LTE (Long Term Evolution), também conhecida como 4G, a nova geração oferece acesso à internet com velocidades muito superiores do que a atual (até 50 vezes mais rápido).
A proposta desta nova geração é que a taxa de transmissão mínima será de 100 Megabits por segundo (Mbps), representada pela comunicação de dois celulares em dois pontos diferentes se comunicando, ou por um celular e um servidor em alta velocidade. A tal taxa permite ao usuário baixar um filme longa metragem com resolução de DVD em cerca de cinco minutos. Trata-se da convergência, pois a 4G proporciona multi-tarefas e permite ao usuário acompanhar TV digital de alta definição, baixar músicas ou fazer videoconferência, tudo ao mesmo tempo pelo celular. Os preços é que ainda não são muito accessíveis. A estimativa de preços ainda não existe, mas acredita-se que chegará em torno de R$ 1.200,00. A média de preço dos aparelhos 3G é de 900,00 a 1.400,00 reais, espera-se que esse valor diminua, porém isso ainda não aconteceu.
A empresa de consultoria Pyramid Research, acredita que a adoção da tecnologia 4G terá um crescimento no número de usuários nos próximos cinco anos maior do que verificado pelas tecnologias 3G. Que levaram seis anos para atingir a marca de 100 milhões de assinantes.
Essa novidade ainda não chegou por aqui, há quem diga que não demora muito e já teremos no mercado brasileiro a quarta geração de celulares. Pode ser, quem sabe daqui a alguns anos quando já estiverem desenvolvendo uma nova geração de telefonia móvel ai então a quarta geração apareça finalmente aqui no Brasil.
Enquanto esta nova geração chega aqui Brasil, ficamos então apreciando a tecnologia 3.
11 de Agosto dia da Televisão
No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.Mas o dia para se comemorar a invenção desta, que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações, é 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida nesse dia.Nascida em 11 de agosto de 1194, em Assis, Portugal, Clara de Favarone era filha de Ortolana de Fiumi e Faverone Offreduccio de Bernardino. A família era desconhecida, mas descendia de cavaleiros nobres da cidade.Da mãe, recebe uma sólida educação religiosa e do pai, herda a personalidade forte. Era admirada pelos belos olhos e longos cabelos dourados.Da vida religiosa, ouvira falar do Frei Francisco de Assis por intermédio do primo Rufino. Suas idéias e a maneira que escolheu para viver a encantavam. Ela escutava suas pregações e desejava vivenciar a mesma experiência.Depois de ouvir um de seus sermões na Igreja de São Jorge, em Assis, ela o procura aos 18 anos. Ele lhe fala sobre o desprezo do mundo e o amor a Deus, fortalecendo o desejo de abandonar a vida mundana, viver a mesma vida que ele, e fazer, sobretudo, o mesmo voto de pobreza.
Em 19 de março de 1212, assistiu à missa matinal ao lado dos pais como todos os dias e, à noite, fugiu pela saída dos fundos do castelo onde morava.Saiu da cidade e percorreu cerca de 5km até chegar à Porciúncula onde era esperada por Francisco. Abandonou as roupas elegantes, cortou o cabelo e recebeu uma túnica de aniagem amarrada com uma corda e um par de tamancos de madeira. Com o novo hábito, fez votos de pobreza, obediência e castidade. Logo depois, mudou-se para o convento de São Damião porque o mosteiro de Francisco não aceitava mulheres.Designada abadessa (superiora) por Francisco, em 1215, ela nunca deixou os muros do convento de São Damião, dirigido por ela durante 40 anos.
Em 1253, após uma longa enfermidade, ela faleceu aos 60 anos, sendo canonizada em 1255 pelo papa Alexandre IV.A lenda que explica ter ela se tornado a padroeira da televisão data de um ano antes de sua morte. Clara teria tido uma visão que foi considerada o "primeiro programa de TV" da história.Era noite de Natal de 1252, e como ela estava muito doente não pôde acompanhar as irmãs nas celebrações pela data. Ao retornarem, Clara descreveu detalhadamente o que ocorrera na missa, como se estivesse presente. Reza a lenda que ela viu e ouviu tudo como se tivesse um televisor no quarto.A Carta Apostólica que nomeia Clara como a padroeira da televisão cita a lenda e justifica o título com a frase "para que essa invenção (a TV) seja protegida por uma direção divina, para evitar males e promover seu uso correto".
HISTÓRICO
Oficialmente, John Logie Baird é tido como o pai da televisão. Através do protótipo de câmera que ele mesmo inventara, John transmite imagens de seu laboratório para uma platéia composta de cientistas em fevereiro de 1926.No mesmo ano, era fundada a Radio Corporation of America (RCA), que montou estúdios nos Estados Unidos e fez a primeira demonstração televisiva usando uma estátua fincada do próprio jardim como teste. A imagem era do famoso personagem dos quadrinhos, Gato Félix, com 2 metros de altura, transmitida para um televisor com 60 linhas de capacitação.A mesma RCA emprestaria sua tecnologia para a TV Tupi iniciar sua programação no Brasil, 24 anos depois. Enquanto isso, de volta a Londres, em 1936, a empresa British Broadcasting Corporation (BBC) foi pioneira ao começar a funcionar com um sistema eletrônico rudimentar, colocando no ar as primeiras transmissões públicas de TV na Inglaterra.Três anos depois, em 1939, os americanos assistem àquela que consideram a primeira transmissão televisiva, proporcionada por David Sarnoff, presidente da RCA, diretamente da feira de Nova York. Na ocasião, ele foi ridicularizado ao prenunciar que a TV iria ser tão popular quanto o rádio.
CHEGADA AO BRASIL
"Senhoras e senhores telespectadores, boa noite. A PRF- 3 TV - Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta, neste momento, o primeiro programa de televisão da América Latina".A atriz Yara Lins emprestou sua voz para anunciar o primeiro programa de televisão exibido no país, no dia 18 de setembro de 1950, pela emissora Tupi, prefixo PRF-3.O evento, patrocinado pelo empresário do ramo das comunicações, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Chatô e dono dos Diários Associados, contou com a participação de várias personalidades do show bizz da época. O frei cantor mexicano, José Mojica, entoou o hino "Canção da TV" composto para a ocasião e foi uma das atrações da noite. A poetisa Rosalina Coelho Lisboa, nomeada madrinha da invenção, também fez parte do show, declamando alguns poemas.No dia seguinte, era exibido o primeiro telejornal brasileiro "Imagens do Dia", recebido por cerca dos 100 aparelhos de TV importados, existentes no país.A seguir, a Tupi engrenava como a única e favorita da telinha e transmitia espetáculos de dança exibidos no Teatro Municipal de São Paulo, peças do Teatro Brasileiro de Comédia e programas como o TV de Vanguarda, com atores encenando, ao vivo, textos clássicos da Broadway.No ano seguinte, a TV Tupi era inaugurada no Rio de Janeiro e lançava o telejornal "Repórter Esso", que alcançou enorme sucesso até o final da década de 60.
Ainda em 1953, a TV Record de São Paulo iniciava suas transmissões, sendo os programas infantis o carro-chefe da emissora. Sete anos depois, já são 20 empresas de televisão espalhadas pelo país, cujas imagens transmitidas eram captadas por cerca de 1,8 milhão de aparelhos.O videoteipe seria introduzido no país em 1962 para melhorar a qualidade das produções que, até então, eram realizadas ao vivo. Com o aparelho, ficou possível gravar e editar as imagens antes de sua transmissão nos programas.A Tupi também foi pioneira ao introduzir a telenovela, gênero televisivo de maior sucesso até hoje em várias emissoras. Trata-se de uma narrativa em episódios especialmente produzida para a televisão, tendo sua origem nas novelas de rádio tão populares na década de 30.
A primeira telenovela brasileira, exibida duas vezes por semana, chama-se "Sua Vida Me Pertence", com Vida Alves e Walter Forster. O casal de atores foi responsável pelo primeiro beijo na televisão, considerado uma ousadia para a época.A partir da década de 60, passam a ser patrocinadas por produtos de lavar roupa, daí o nome "soap opera" nos Estados Unidos, sendo dirigidas, principalmente, para as donas de casa.Em 1963, outra emissora, a TV Excelsior, lança a primeira telenovela de exibição diária. Com Tarcísio Meira e Glória Menezes, "2-5499 - Ocupado" foi transmitida sempre às 19h durante três meses.O primeiro grande sucesso de audiência foi "O Direito de Nascer", exibida em 1965 pela TV Tupi, e a revolução no gênero seria 3 anos mais tarde com "Beto Rockefeller", que introduziu temas nacionais com uma linguagem coloquial.
Na década de 70, a Rede Globo de Televisão, fundada em 1965, assume a liderança na produção de telenovelas e torna-se imbatível na audiência até os dias de hoje. Muitas de suas novelas foram e continuam sendo exportadas para mais de 120 outros países como "O Bem Amado" (1973) e "A Escrava Isaura"(1976), as primeiras a seguirem novos rumos.
Fonte: IBGE Teen
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Internet Espacial
O Pai da Internet gera mais um filho, a InterPlaNet.
Depois de ficar conhecido como o Pai da Internet por ter conduzido as pesquisas que deram origem ao protocolo IP que é à base de toda a Internet, o senhor Vinton Cerf atualmente vice-presidente e evangelista chefe do Goggle não parou por ai, ele já percorreu uma longa caminhada que está longe de terminar, ele quer ir mais além, para ele o trabalho apenas começou.
Aos 66 anos ele continua bem disposto cheio de idéias e não para de sonhar, e seus sonhos são altos, bem perto das estrelas, chega ao espaço sideral, e como apenas sonhar não é o bastante ele já providenciou de colocar seus sonhos no papel. Seu mais novo projeto é a criação da Interplanetária ou InterPlaNet que será usada para fazer a comunicação padronizada entre espaçonaves independente do país em que foram fabricadas. Este projeto é uma parceria do Google com a NASA. De acordo com o projeto de Vincent o protocolo usado já não pode ser o TCP/IP que usamos para acessar a Intenet aqui na terra, ele funciona bem em ambientes bem conectados, porém no espaço sideral a comunicação sofre atrasos por estar limitada a velocidade da luz, desta forma o protocolo para a comunicação no espaço será o DTN na sigla em inglês.
Já existe um mecanismo que trabalha a comunicação entre as espaçonaves é o Deep Space Network (Rede Espacial), porém ele é controlado manualmente, a InterPlaNet vai operar de forma automática. Já estão fazendo testes em estações espaciais e terrestres, o projeto é ambicioso tem a finalidade de estender os testes a satélites e incluí-los em missões que irão a Marte e a outros planetas entre 20011 e 2030. Mas os benefícios não são apenas nas comunicações espaciais estes benefícios se entendem às comunicações terrestres que tentará permitir a interoperação da internet com redes em outros planetas e até em até em espaçonaves em trânsito. Continue assim senhor Cerf contribuindo para o avanço das tecnologias da informação, os internautas agradecem.
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Gambiarras modernas
Antes de jogar um CD ou DVD riscado fora entre nete endereço e tente esta técnica.
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG86987-7946-216,00-GAMBIARRAS+MODERNAS.html
terça-feira, 14 de abril de 2009
Professores Tecnológicamente Analfabetos
As expressões: Eu não gosto de computador. Não consigo passar muito tempo usando o computador, ou, eu e o computador não nos entendemos muito bem, são comuns. E por incrível que pareça é muito pronunciada por professores, seja do ensino fundamental, técnico ou até universitário. E eles falam com a maior naturalidade, a impressão é que eles acham bonito não saber usar o computador. Feio pode até não ser, mas não é nada educativo, nem produtivo.
Alguns desses professores não mostram o menor interesse em aprender a utilizar o computador, eles ainda tem o pré-conceito de que a utilidade desta tecnologia é a de apenas bater papo na internet ou jogar. Este pensamento é fruto do comodismo dos mesmos que não buscam informação sobre o assunto. Certamente desconhecem o fato de que manter-se atualizado hoje em dia é uma questão de sobrevivência para ser um bom profissional.
O que estes professores fariam ao chegarem à sala de aula e se depararem com uma lousa digital? É difícil até imaginar isso acontecendo em uma escola pública, mas e se acontecer o que o professor fará? Simples, irá culpar a secretaria de educação que enviou material sem antes capacitar os professores para utilizá-los. Certo. Mas, e nas escolas e faculdades particulares que já possuem? Ele não tem que culpar ninguém, ele tem que saber usar e pronto, ou será substituído por outro que saiba.
O bom seria que todos os professores possuíssem um computador, isto ainda não é possível, com exceção dos professores do estado que receberam seu notebook, mas que infelizmente não está fazendo muita diferença, pois o computador foi doado aos professores para que o mesmo use-o não apenas para pesquisa preparação de aulas, mas principalmente usar os recursos do mesmo como apoio em sala de aula e não apenas usá-lo para uso pessoal. Esta doação do estado não foi na intenção de presentear o professor, foi a disponibilização da ferramenta para o melhor desempenho de suas funções.
Muitas escolas públicas possuem laboratório de informática como é o caso do colégio Municipal João Vieira Bezerra do Município de Lagoa de Itaenga, um colégio excelente, muito bem administrado com ótimos professores com uma estrutura invejável e possuem um laboratório com 20 máquinas que funcionam perfeitamente, mas que é usado apenas para aulas de informática básica, e poderia ser usado por um professor de artes, de matemática, geografia e outras disciplinas assim como usam a biblioteca e videoteca, porém, com muito mais recursos.
As tecnologias não podem ser vistas como inimigas ou obstáculos e sim como ferramentas de apoio ao ensino, é preciso sim que haja capacitação, mas é o professor quem deve ter o interesse de se capacitar para manter-se atualizado com as novas tendências de tecnologias de apoio a educação. Esperar que tudo venha prontinho é pensamento de quem não quer crescer, e consequentemente quem estiver ao seu lado ou instruído por ele também não irá muito longe. O professor deve buscar novos cursos, novas metodologias e práticas de ensino, se não se reciclar ficará para trás.
Valquíria Henrique
Bacharel em Sistemas de Informação
Especialista em Informática na Educação
quarta-feira, 11 de março de 2009
Como acessar Msn e Orkut em computadores onde o serviço é bloqueado?
Uns podem pensar: usar o computador da faculdade ou mesmo do trabalho para acessar sites de relacionamento e afins é uma perda de tempo e dinheiro. Concordo
É bem verdade que um aluno que usa o computador para bater papo, ou entrar em sites de compra e etc. pode está ocupando o local de outro que queira realmente pesquisar, mas quem garante que aquele aluno que diz que vai pesquisar ou digitar um trabalho não estará digitando uma cartinha de amor para o namorado, ou simplizmente trocando torpedo pelo celular? Chego a pensar que por não saber quem irá de fato pesquisar é que os gestores optam por bloquear para todos os alunos o acesso a estes sites. Causando assim uma injustiça para com os que sabem e precisam utilizar os recursos por eles proibidos.
No que diz respeito às empresas, bem, Se o funcionário não sabe utilizar bem os recursos da internet e a empresa não ofereceu treinamento para os mesmos, de modo que saibam usar corretamente em prol do desenvolvimento do trabalho e consequentemente da empresa. O empregado, com a Internet na mão, trata logo de fazer o melhor que sabe com ela: MSN e Orkut. Se considerar-mos a capacidade inigualável da Internet como ferramenta de trabalho, podemos ver o quanto ambos perdem. Redes, fóruns e os próprios MSN e Orkut são de grande valor no dia-a-dia de qualquer função, (isso para quem sabe usar). Por outro lado se a empresa oferece treinamento ou até mesmo o funcionário já sabe usar os recursos da Internet como ferramenta de apoio ao desempenho de seu trabalho, e mesmo assim não os utiliza e ainda aproveita para usar o tempo e os recursos disponíveis na empresa para utilizar com assuntos estritamente pessoais e alheios à empresa, concordo não apenas que se proíba sites de relacionamento e afins, como até que se demita este funcionário, pois, o mesmo está apenas trazendo gastos para a empresa e não produzindo como deveria. A utilização da Internet no ambiente de trabalho é fundamental, mas, nem todos compartilham do mesmo raciocínio, dessa forma o proprietário deve repensar a disponibilização da mesma, para que ela possa ser usada como ferramenta de apoio, e não de atraso para o crescimento da empresa.
DICAS
Mesmo se no seu computador o MSN estiver bloqueado acesse-o pelos sites abaixo. Mas atenção, os gerenciadores de laboratórios estão sempre de olho a procuras destes sites para bloquear, (e estão certos, só fazendo seu trabalho) então, aproveite o máximo, porque esta lista de sites será bloqueada assim que os gerenciadores lerem esta matéria.
WebMessenger - http://webmessenger.msn.com
ILoveim.com - http://x21.iloveim.com/servlets/loginPage
imo.im - https://imo.im/
Meebo.com - http://www.meebo.com
E-Messenger - www.e-messenger.com
radiusim.com - http://radiusim.com
MessengerFX - http://www8.messengerfx.com
Um clone do citado a cima - http://www3.messengerfx.com/
outros:
Entrar no Orkut:
https://www.yellowcream.com/ (é https mesmo)
Para enviar recados do celular para o Orkut:
Faça o Login no Orkut, em seguida vá até Configurações – Celular e siga as instruções da tela. É fácil.
Valquíria Henrique
Bacharel em Sistemas de Informação
Especialista em Informática na Educação