Quem sou eu

Minha foto
Bacharel em Sistemas de Informação, Mestranda em Ciência da Educação Professora de Informática.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Como acessar Msn e Orkut em computadores onde o serviço é bloqueado?


Tenho o hábito de assim que ligar o computador entrar no msn, entro automaticamente nem percebo, quando vejo já entrei. Entro só para o caso de haver necessidade de falar com alguém que esteja online. Porém, Recentemente estava eu usando o computador da biblioteca de uma faculdade e senti a necessidade usar o Msn (Messenger) para entrar em contato com algumas pessoas que poderiam contribuir com a atividade que estava desempenhando no  computador. Mas, rapidamente lembrei-me que sites de mensagens instantâneas e de relacionamento são proibidos nos computadores da faculdade. Então, prontamente comecei a fuçar maneiras de entrar no msn, não demorou muito e encontrei diversos sites para acessar msn, Googletalk e outros, entrei pelo imo.im ele é muito bom, e lá estava eu usando o msn na faculdade.

Uns podem pensar: usar o computador da faculdade ou mesmo do trabalho para acessar sites de relacionamento e afins é uma perda de tempo e dinheiro. Concordo em parte. Porque se o aluno de faculdade ou escola, pública ou privada está usando a máquina para outros fins que não os de pesquisa e atividades que não as considere educativas e produtivas, cabe ao aluno decidir se vale ou não a pena continuar perdendo aula e torrando o investimento feito pelos pais ou por ele mesmo em seus estudos.

É bem verdade que um aluno que usa o computador para bater papo, ou entrar em sites de compra e etc. pode está ocupando o local de outro que queira realmente pesquisar, mas quem garante que aquele aluno que diz que vai pesquisar ou digitar um trabalho não estará digitando uma cartinha de amor para o namorado, ou simplizmente trocando torpedo pelo celular? Chego a pensar que por não saber quem irá de fato pesquisar é que os gestores optam por bloquear para todos os alunos o acesso a estes sites. Causando assim uma injustiça para com os que sabem e precisam utilizar os recursos por eles proibidos.

No que diz respeito às empresas, bem, Se o funcionário não sabe utilizar bem os recursos da internet e a empresa não ofereceu treinamento para os mesmos, de modo que saibam usar corretamente em prol do desenvolvimento do trabalho e consequentemente da empresa. O empregado, com a Internet na mão, trata logo de fazer o melhor que sabe com ela: MSN e Orkut. Se considerar-mos a capacidade inigualável da Internet como ferramenta de trabalho, podemos ver o quanto ambos perdem. Redes, fóruns e os próprios MSN e Orkut são de grande valor no dia-a-dia de qualquer função, (isso para quem sabe usar). Por outro lado se a empresa oferece treinamento ou até mesmo o funcionário já sabe usar os recursos da Internet como ferramenta de apoio ao desempenho de seu trabalho, e mesmo assim não os utiliza e ainda aproveita para usar o tempo e os recursos disponíveis na empresa para utilizar com assuntos estritamente pessoais e alheios à empresa, concordo não apenas que se proíba sites de relacionamento e afins, como até que se demita este funcionário, pois, o mesmo está apenas trazendo gastos para a empresa e não produzindo como deveria. A utilização da Internet no ambiente de trabalho é fundamental, mas, nem todos compartilham do mesmo raciocínio, dessa forma o proprietário deve repensar a disponibilização da mesma, para que ela possa ser usada como ferramenta de apoio, e não de atraso para o crescimento da empresa.

 Tudo isso me levou a repensar essa política de restrição de acesso muito usada nas faculdades, escolas e empresas. Meu objetivo era trocar informações com outros contatos sobre o que estava fazendo, (meu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC), minha intenção não era bater papo, pelo contrário, eu estava dentro da faculdade precisando usar uma ferramenta que me ajudaria a desenvolver um trabalho imposto pela faculdade que agora à mesma não me permite fazê-lo, porque subtende que eu usarei a ferramenta para outros fins. O processo de ensino e aprendizagem passa pelo diálogo e pelo contexto. Paulo Freire nos ensinou que a educação deve basear-se na liberdade e não no autoritarismo. E preciso mudar a imagem que muitos tem da internet, ela não tem apenas sites de mensagens instantâneas, compras e jogos, nela podemos encontrar fontes de entretenimento e conhecimento incríveis, como grupo de debates, fóruns, palestras e até aulas. Proibir sites de relacionamento, redes sociais e comunicadores instantâneos é insociável. Trata-se da falência do diálogo e do papel do aluno como um explorador de conhecimentos.

 

DICAS

Mesmo se no seu computador o MSN estiver bloqueado acesse-o pelos sites abaixo. Mas atenção, os gerenciadores de laboratórios estão sempre de olho a procuras destes sites para bloquear, (e estão certos, só fazendo seu trabalho) então, aproveite o máximo, porque esta lista de sites será bloqueada assim que os gerenciadores lerem esta matéria. 

WebMessenger - http://webmessenger.msn.com

ILoveim.com - http://x21.iloveim.com/servlets/loginPage

imo.im  - https://imo.im/

Meebo.com - http://www.meebo.com

E-Messenger - www.e-messenger.com

radiusim.com - http://radiusim.com

MessengerFX - http://www8.messengerfx.com

Um clone do citado a cima - http://www3.messengerfx.com/
outros:

http://ebbudy.com

http://star.e-messenger.net

www.phonefox.com

http://www.koolim.com/

 

Entrar no Orkut:

http://www.slimtrust.com/

http://www.unblockall.net/

https://www.yellowcream.com/ (é https mesmo)

http://www.safeforwork.net/

http://www.letsproxy.com/

Para enviar recados do celular para o Orkut:

Faça o Login no Orkut, em seguida vá até Configurações – Celular e siga as instruções da tela. É fácil.

Valquíria Henrique
Bacharel em Sistemas de Informação
Especialista em Informática na Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário aqui