Recentemente chegou aqui ao Brasil a tão esperada tecnologia 3G que é basicamente uma tecnologia que caracteriza-se por alto desempenho, maior capacidade e velocidade, utilização mais racional e eficiente, usada pela terceira geração de telefonia móvel. A primeira foi a dos celulares analógicos e a segunda dos digitais. A principal promessa das redes de terceira geração é maior velocidade de acesso a dados. Essa tecnologia mal foi implantada já se ouve falar da próxima geração de celulares, esse é o assunto discutido na Suécia, Alemanha e Itália. Há cerca de 4 meses a Ericsson começou a montar a chamada rede LTE (Long Term Evolution), também conhecida como 4G, a nova geração oferece acesso à internet com velocidades muito superiores do que a atual (até 50 vezes mais rápido).
A proposta desta nova geração é que a taxa de transmissão mínima será de 100 Megabits por segundo (Mbps), representada pela comunicação de dois celulares em dois pontos diferentes se comunicando, ou por um celular e um servidor em alta velocidade. A tal taxa permite ao usuário baixar um filme longa metragem com resolução de DVD em cerca de cinco minutos. Trata-se da convergência, pois a 4G proporciona multi-tarefas e permite ao usuário acompanhar TV digital de alta definição, baixar músicas ou fazer videoconferência, tudo ao mesmo tempo pelo celular. Os preços é que ainda não são muito accessíveis. A estimativa de preços ainda não existe, mas acredita-se que chegará em torno de R$ 1.200,00. A média de preço dos aparelhos 3G é de 900,00 a 1.400,00 reais, espera-se que esse valor diminua, porém isso ainda não aconteceu.
A empresa de consultoria Pyramid Research, acredita que a adoção da tecnologia 4G terá um crescimento no número de usuários nos próximos cinco anos maior do que verificado pelas tecnologias 3G. Que levaram seis anos para atingir a marca de 100 milhões de assinantes.
Essa novidade ainda não chegou por aqui, há quem diga que não demora muito e já teremos no mercado brasileiro a quarta geração de celulares. Pode ser, quem sabe daqui a alguns anos quando já estiverem desenvolvendo uma nova geração de telefonia móvel ai então a quarta geração apareça finalmente aqui no Brasil.
Enquanto esta nova geração chega aqui Brasil, ficamos então apreciando a tecnologia 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva seu comentário aqui