Ter um computador hoje em dia é fundamental, mas o computador sem uma impressora deixa de ter algumas utilidades. Naturalmente quem paga as contas quer imprimir os comprovantes, ter cópias em papel de algumas fotos das últimas férias, imprimir o recibo da declaração do Imposto de Renda ou mesmo pesquisas e trabalhos escolares. Mas o desejo de ter uma impressora não pode ser critério de escolha, este aparelho deve atender a algumas exigências que o comprador deve fazer antes de comprá-lo. Considerar apenas o custo do equipamento também não é suficiente é preciso analisar o custo com os cartuchos, se for feita uma escolha errada os gastos com cartuchos depois de 2 ou 3 anos podem ultrapassar de R$ 400. Então antes de comprar responda 3 perguntas básicas: O que quero? Pra quê? E quanto quero gastar? Veja porque estas perguntas são importantes.
1º O que? Que equipamento você quer? Uma impressora a laser que produz resultados de grande qualidade utilizando a tecnologia do laser. Ou uma impressora multifuncional que reúnem, em um só aparelho, recursos de impressão, digitalização e cópia, e eventualmente funções adicionais de fax e telefone fixo? Existem vários tipos de impressão, cada qual com suas vantagens e desvantagens.
2º Pra quê? Que tipo de impressão você irá submeter a impressora? Para quem quer desenho gráfico ou texto use a impressora a Laser, ela trabalha por página e não por linha como as impressoras comuns, ela é bem mais rápida. Se existe a necessidade de imprimir quantidade de material (capacidade de output) a um baixo custo por cópia essa tecnologia é mais adequada.
Mas se o objetivo é impressão de trabalhos escolares, boletos bancários, comprovantes enfim impressões domésticas uma impressora a jato de tinta resolve com muita perfeitamente estas demandas. Ela imprime lançando várias gotículas de tinta em um lugar específico do papel ao mesmo tempo, criando imagens, reproduzindo textos, gráficos e fotos com boa qualidade.
3º Quanto quero gastar? É bom decidir esta questão logo no começo, só não seja muito econômico em relação ao equipamento, lembre-se de analisar o valor dos cartuchos e quantas impressões em média este cartucho faz, de acordo com uma pesquisa realizada pela revista Proteste com multifuncionais a impressora Brother foi a que se saiu melhor no teste com 550 impressões em escala de cinza sem necessitar trocar o cartucho. Já as HP são as menos econômicas, seu cartuchos não chegam a imprimir 200 documentos. Analise também o valor dos cartuchos, (leve em consideração que os valores referentes aos cartuchos de cor o valor é de apenas um cartucho, pois para operar com estes modelos de impressoras é necessário três cartuchos um de cada cor), veja a média de preços na tabela a baixo:
Então faça o dever de casa antes de fechar negócio. Se uma multifuncional atente as suas necessidades, muito bem, faça uma análise mais detalhada e escolha o modelo mais adequado e econômico na medida do possível.
Infor Dicas
Três dicas para uma impressão mais econômica
- Configure sua impressora para imprimir em modo de Rascunho (draft). Isso vale para impressões que só servirão para leitura pessoal, como aquele artigo de revista que você imprime para ler com calma no sofá.
- Use um software que ajuda a controlar o quanto a impressora gasta de tinta. Trata-se do InkSaver, da Anasoft. O programa permite um ajuste fino do uso da tinta, regulando o percentual de economia. Segundo testes da revista "InfoExame", foi possível obter impressões aceitáveis poupando-se até 40% da tinta.
- Para imprimir páginas da Internet procure um link para uma versão própria para imprimir (printer-friendly, em inglês). Essas páginas especiais não trazem propaganda nem imagens, e são configuradas para caber no formato A4, o mais comum.
Curiosidade: Em 2006 um estudo revelou que a tinta é o líquido mais caro do mundo. Nem a gasolina, nem a Vodka e nem mesmo o sangue humano é tão caro quanto a tinta de impressão. Para ver os dados da pesquisa entre aqui: http://i.gizmodo.com/212444/